Plano Pedagógico do Curso


CARGA HORARIA: 60 HORAS (45 presenciais e 15 a distância) - 15 encontros presenciais.

EMENTA

Análise da repercussão das mídias na escola como ferramenta de aprendizagem e perspectiva de mudança no ensinar e aprender. Reflexão sobre os diversos conceitos de mídia e rede.
Reconhecimento e valorização das aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
Apontar caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.
Unidade 1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA----------------------------------------------------------------------- 19
Unidade 2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS-------------------------------- 45
Unidade 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA - CAMINHOS PARA A CIDADANIA-------------------------- 73

ORGANIZAÇÃO DO CURSOS E METODOLOGIA
O Curso está dividido em três unidades, que têm como objetivos específicos:
Unidade 1: Cultura midiática e escola
•Incentivar a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens, de modo a nos tornarmos mais afins a uma atuação em conjunto com esses alunos, proporcionando, assim, um uso mais útil e significativo das tecnologias para que eles sejam mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades.
•Iniciar-se na experimentação pessoal de mídias sociais.
Unidade 2: Cultura das redes – mapeamentos fundamentais
•Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
•Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
•Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
Unidade 3: Mídias Sociais e Escola – caminhos para a cidadania
Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de se posicionar de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era de tecnificação traz consigo. Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa.
•Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.
A primeira Unidade tem um caráter mais teórico-reflexivo. Já nas unidades seguintes,
iniciam-se intervenções pedagógicas e será necessário maior tempo para as articulações
entre o grupo e na comunidade acadêmica.
Materiais didáticos do Curso
E-proinfo (video)
Avaliação e certificação
Para fins de certificação, serão considerados basicamente dois itens:
•a frequência nos encontros presenciais de formação de, no mínimo, 75% das horas presenciais e das atividades a distância; e
•o desempenho nas atividades realizadas: o resultado das atividades de cada cursista deve ser avaliado nas diversas produções resultantes. Essa avaliação será feita segundo as orientações adequadas a cada atividade. Para isso, cada cursista deverá armazenar todo material produzido em um local de fácil acesso para os outros cursistas e principalmente para seu(a) formador(a). Sugerimos que utilize o ambiente e-ProInfo para tal, pois, dessa forma, os materiais produzidos poderão ser comentados e avaliados já durante o processo da sua produção, permitindo que sejam refeitos em um processo interativo de aprendizagem.
Dicas para o estudo
Escrever é, sem dúvida, uma das melhores formas de desenvolver nossa capacidade de pensar as questões que nos surgem. Então, ao longo desse processo formativo, busque registrar constantemente:
•suas reações, dificuldades e facilidades no decorrer da realização das atividades;
•as mudanças que ocorreram em seus hábitos e as ideias que surgiram para a prática de sala de aula que tenham relação com o Curso;
•as reações das pessoas (seus colegas, seus familiares, seus alunos) a essas mudanças;
•as trocas de experiência entre você, seu formador e outros colegas de Curso; e
•os links consultados e as referências bibliográficas
Observação:
  • Fique atento aos objetivos de cada Unidade e, depois, com calma, prossiga a leitura e procure compreender o que está estudando. Sublinhe palavras que não conhece e procure seu significado no glossário do Curso ou em outras fontes. Realize todas as atividades solicitadas. Faça resumos sempre que sentir que precisa organizar a informação estudada ou mesmo elabore mapas conceituais para auxiliar na visualização dos conceitos aprendidos.
  • Utilize o computador o maior tempo que puder e com regularidade.
BIBLIOGRAFIA
Guia Crescer em Rede III.
Guia Crescer em Rede II.

Guia Crescer em Rede I.
Guia do Cursista Redes de Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário